terça-feira, 26 de junho de 2018

Uma cerveja, um bloco

Desde o primeiro dia que ouvi esta música fiquei muito indignado. Mais a frente irei explicar o porquê.
Tenho duas opiniões acerca desta música. Não vamos perder tempo, vamos lá falar sobre dinheiro.

Sou a favor da música
Quero acreditar que o objectivo do cantor, é de chamar atenção para o facto de a juventude estar a balancear mal o Kit Jovem (Carro + Obra + Txiling). Ou seja, todo o dinheiro, estava simplesmente a alimentar uma das componentes do Kit Jovem que é o Txiling.

Nesse caso, sim, apoio totalmente o cantor, não devemos em momento nenhum canalizar todo o nosso dinheiro só para uma secção do Kit jovem, e ignorar totalmente as outras, muito muito quando essa secção é o Txiling. Aí aconselho sim, que façam a matemática do 1 bloco = 1 cerveja, e vejam o efeito que teria se em vez de cerveja/whisky/vinho, tivessem canalizado esse dinheiro para os blocos.


Sou contra a música
Lidar com dinheiro implica maturidade, organização e alguma disciplina... e acima de tudo um orçamento. Mensalmente toda gente devia fazer um orçamento, onde irá decidir como vai gastar o seu dinheiro, só depois disso é que tem a permissão de começar a gastar dinheiro. Estás a ver aquela sensação de vazio no cérebro quando tentas lembrar onde foi que gastaste o teu dinheiro? Isso é um sintoma claro de que não fazes orçamento, logo, dificilmente poupas, e a tua conta bancária está como os tanques de combustível da maioria dos moçambicanos... em baixo!!

Quando se faz o orçamento é OBRIGATÓRIO que haja uma separação entre o dinheiro da obra e o dinheiro para a diversão. Isto bem feito, a obra avança até o valor que tem lá estipulado, e o mesmo acontece com o dinheiro para o Txiling, ou seja, quando este acaba, ACABOU!
Se seguirem esta lógica vão perceber que a música já não faz muito sentido. Quando estás no bar, a beber uma cerveja, com dinheiro que previamente separaste para diversão, não quer dizer que estás a prejudicar a tua obra, nada disso, estás a viver de acordo com o teu plano. Da mesma forma que quando estás a comprar blocos, não tens que te preocupar em poupar dinheiro, porque o dinheiro que estás a usar, foi posto de lado exactamente para esse propósito. Então neste caso... um cerveja = uma cerveja, e 1 bloco = 1 bloco.
O segredo por detrás disto tudo é o orçamento!!
x

Sem comentários:

Enviar um comentário