domingo, 17 de dezembro de 2017

Dicas para sobreviver a época das festas!!

Finalmente saiu, o artigo que toda gente estava a espera. Batalhas duras se avizinham, o Natal, a passagem do ano... tudo num curto espaço de tempo... como é que as nossas pobres almas poderão sobreviver a tal massacre financeiro...
Vamos passar ao que interessa, dicas para sobreviver o mês de Dezembro... a época das festas... aqui vai...

Comprem do mais barato que conseguirem
Comparem preços
Não se endividem
Não vivam de aparências
Não gastem mais do que ganham
... a sério? 
É isto que precisam ouvir TODOS os anos, quando esta altura do ano se avizinha?



Infelizmente se estavas a espera desse tipo de conselhos, podes parar de ler, porque a meu ver, isso é um bando de tretas que na verdade não ajuda a ninguém. 
Vou dizer-vos exactamente o que eu penso sobre esses conselhos pra boi dormir... não resultam!! Vão ao google e pesquisem acerca de dicas para poupança na época das festas, vão encontrar milhares delas, mas isso irá resolver os vossos problemas financeiros? Claro que não.
Eu não me foco em só sobreviver um mês, ou melhor, alguns dias, de 24/12 a 2/01... nada disso, isso é ingenuidade pura... que dizer, o ano tem 365 dias e tu só te preocupas com 9 dias!!?? 
Neste exacto momento, eu estou focado nos próximos 365 dias, porque só isso irá garantir que daqui a 365 dias eu não tenha que procurar formas de poupar nas festas, mas sim, onde gastar o fruto do meu esforço durante o ano.
Poupança em 1 mês, não vai mudar tua vida financeira, porque nos outros 11 não estarás focado em manter bons hábitos. Eu até prefiro que exageres agora nas festas, mas sejas disciplinado no resto do ano. Competência financeira não se faz em 1 mês, nada disso, é um processo... é um estilo de vida. Tanto que nunca ouvi falar de ninguém que enriqueceu só porque poupou nas festas... se já ouviste falar, peço que me apresentes essa pessoa, tenho muito a aprender dela!!
Procura saber que hábitos tens que adoptar e quais tens que eliminar nos próximos 365, isso sim irá levar-te avante. Foca-te em ser financeiramente disciplinado nos próximos 365 e garanto-te que em Dezembro de 2018 não estarás a espera de dicas sobre como poupar em Dezembro.

Quando descobri que em Dezembro meu orçamento sempre falhava, porque estava de férias e era época das festas, eu decidi fazer uma experiência... que tal se eu programasse transferências automáticas mensais, de um certo valor, com o objectivo de acumular para Dezembro. O primeiro teste foi em 2016, correu bem, fiz só com 1000 Meticais/mês. Então 2017 aumentei o valor, e para 2018 quero aumentar ainda mais o valor, porque é como se recebesse um bônus todos os anos.
Esta é a minha forma de não pesquisar "Como poupar nas festas", mas sim "Onde gastar nas festas". 


É como a fábula da Cigarra e da Formiga. Aconselho a toda gente a voltar a ler aquela fábula... contém os melhores ensinamentos de Finanças Pessoais de todos os tempos.


Este será o último artigo que escreverei este ano (ou não)...

Foi um ano financeiramente espectacular para quem soube tirar proveito de todas as migalhas que passaram pelas suas mãos... para os outros... foi um ano igual a todos os outros, sempre a reclamar que o dinheiro não chega, mas a não fazer nada para mudar de vida... e digo mais, é provável que no próximo ano também vivam a reclamar de dinheiro, e a não fazer nada... mas... é a vida. 

Para o ano tem mais...

Até o próximo episódio

2 comentários:

  1. Wauuuu... Estou verdadeiramente impressionada, nao so com este artigo, mas com todos outros que ja li, incluindo o Livro "chega de andar tchonado". Parabens pelo seu trabalho, simplesmente espectacular. Com certeza vai mudar a minha vida. Quero ouvir muito mais e desde ja digo que um dos meus projectos para 2018 e participar em uma palesra sua.

    ResponderEliminar