quarta-feira, 25 de outubro de 2017

A famosa liberdade financeira!!

Liberdade... é das palavras que mais dá gosto de ouvir. E é sem dúvida uma das minhas grandes motivações para continuar a investir mais e mais em Finanças Pessoais. Acredito que a chave para a liberdade financeira, reside nas finanças pessoais, ou seja, na arte de saber gerir as finanças de modo a tirar o máximo proveito de cada centavo que passa pelas nossas mãos.


Não irei focar-me em liberdade financeira, porque já começa a ser um cliché, e para quem vive de salário em salario, está mergulhado em dívidas, já fez todo tipo de cortes e mesmo assim o salário não é suficiente... sem dúvida que falar de liberdade financeira é um bocado pesado. Não digo que não devemos almejar tal feito, porém temos antes que ser realistas. Se ainda nem conseguimos sair do buraco, não devemos estar focados em tocar as estrelas, devemos ir passo a passo.



Se queres começar a pôr em ordem a tua vida financeira, tens que perceber, que se gastas tudo que ganhas, não estás a progredir. Estás exactamente o mesmo sítio, só que se calhar, tens um carro melhor um telemóvel melhor, porém, financeiramente falando, não estás a progredir, porque não tens investimentos nem poupança.

Não importa o teu nível salarial, se gastas tudo que ganhas, sem poupar nem investir, estás a trabalhar simplesmente para sobreviver. É sinal que o dia que parares de trabalhar, o dinheiro irá parar de entrar, não terás nenhuma reserva para amparar a tua queda.

Para mim é de extrema importância, que estejas a poupar E investir, porque essa é a saída para a situação em que te encontras. Poupar & Investir, garantem que estejas a tirar proveito do teu salário... finalmente começaste a ganhar alguma coisa.

Então, nunca mais te deixes enganar, o teu estilo de vida não é sinal de progresso, mas sim a quantia que poupas E investes.

Se não faz parte dos teus hábitos e costumes, não uses isso como desculpa para não começares a fazer, nada disso, muito pelo contrário, estás atrasado, tens muito que compensar, tens que iniciar uma poupança e investimento deveras agressivo.

Tem pessoas que dizem que não conseguem poupar... quero acreditar que dizem isso porque não sabem que se não poupam nem investem, não estão a ganhar dinheiro nenhum. Óbvio que há casos que poupar E investir são insustentáveis, porém nesses casos, recomenda-se que a pessoa aumente os seus rendimentos.

Camarada, se não poupas, nem investes, lamento informar-te, mas, estes anos todos, simplesmente andaste nas compras, mas não elevaste o teu nível financeiro, não enriqueceste, só colecionaste brinquedos. Faz da poupança e investimento uma regra de ouro, porque só esses dois poderão garantir que consigas um dia atingir a liberdade financeira.

Até ao próximo episódio...

Sem comentários:

Enviar um comentário