terça-feira, 14 de março de 2017

Será que devo guardar dinheiro no banco?

Eu adoro quando este tema vem a baila, porque o que ouço da maioria das pessoas é o seguinte "Guardar dinheiro no banco é perca de tempo, é até burrice, porque as taxas de juro são muito baixas, e o dinheiro está sempre a desvalorizar, mais vale investir."

Concordo a 10000% com esta afirmação, MAS, a pergunta que faço logo a seguir é... "Visto que não guardas o teu dinheiro no banco, como é que estão a andar os teus investimentos?", e aqui normalmente ouço que ainda estão atrás dos papeis para o negócio, ou estão a desenvolver a ideia, ou estão a ver se conseguem um empréstimo, no fundo no fundo, estão no zero... não investem nem poupam, mal conseguem fazer com que o salário dure 20 dias!


Não quero com isto dizer que o ideal é pôr dinheiro no banco a ganhar míseros juros e a desvalorizar, porém, se não sabes ainda em que vais investir, deves SIM ir guardando dinheiro, em vez de o gastar a toa com a desculpa de "dinheiro parado é burrice"... eu acredito que dinheiro gasto em futilidades isso sim é burrice. Mais vale ter 100.000,00 MT na conta que perdeu valor, do que gasta-lo em futilidades que em nada contribuem para o teu progresso e/ou alcance dos teus objectivos (é melhor ler esta frase 5 vezes antes de me colocar questões acerca dela). Essa é a minha visão, ir guardando enquanto vou estudando as minhas opções, e quando chegar a hora, não ter de começar de zero. (Só não podes também perder muito tempo a estudar as opções, lembra-te que o dinheiro está a desvalorizar)

Não estou a recomendar guardar dinheiro no banco como forma de investimento, ou estratégia para o sucesso financeiro, simplesmente acredito que mais vale tê-lo guardado algures, do que gasta-lo a toa. Entre guardar e investir, eu voto em investir, mas também voto em investir com cautela. 

A maioria das pessoas que defende a ideia de que guardar dinheiro é "burrice", normalmente não sabe nem como fazer com que o seu salário dure por 20 dias, não têm poupança nenhuma e nem sequer está a investir para o futuro, simplesmente ouviu algum GURU das finanças a dizer isso, e encontrou lá a justificação para o facto de não ter nada na conta. Afinal de contas, dinheiro é poder, dinheiro abre portas, dinheiro é uma óptima ferramenta para construir riqueza... acho que não preciso de explicar o porquê de ser crucial ter algum em stand-by, a espera do momento certo para ser usado.

Esse tipo de má-informação, somente faz com que as pessoas gastem dinheiro a toa, ora vejamos, se não sabem em quê investir, e também não o podem guardar no banco porque dinheiro parado é burrice... só resta gasta-lo!!

Se decidiste que vais começar a guardar algum, a única coisa que é obrigatório é ter um objectivo claro e um prazo para atingi-lo, e não simplesmente guardar por guardar... isso é simplesmente... bizarro!

4 comentários:

  1. esh ya. muito forte. gostei muito e já estou a caminho do sucesso.

    god bless you

    ResponderEliminar
  2. Muito bom. Estou a conhecer o Blog hoje. Gostei. Parabéns. linguagem simples e directa de fácil compreensão. Parabéns.

    ResponderEliminar