terça-feira, 7 de março de 2017

O que resolve problemas de dinheiro?

Não tenho que começar por dizer que toda gente tem problemas de dinheiro, isso é um dado adquirido. Sei que estás a pensar que só os pobres têm problema de dinheiro, mas não, os ricos também têm problemas de dinheiro, mas não são os mesmos que os dos pobres, por exemplo, os ricos têm problema de excesso de dinheiro, ou seja, têm mais do que necessitam então devem saber o que fazer com o excedente, se o investem, guardam, doam, gastam, etc. Os ricos também têm problemas de relacionamentos, ou seja, não sabem se as pessoas a sua volta estão ali somente por interesses financeiros. Problemas são problemas, só quem os sente na pele é que sabe a sua dimensão.

O meu foco é eliminar certos erros de julgamentos que as pessoas têm acerca de como lidar com problemas de dinheiro. Normalmente quando as pessoas encaram estes problemas cometem alguns erros, na escolha da solução. Eis as soluções mais adoptadas.

- Educação: é sem dúvidas muito importante apostar na educação para nos tornarmos bons profissionais, porém, na escola não ensinam a lidar com problemas de dinheiro, simplesmente ensinam a exercer uma profissão. De certeza que conhecem muitas pessoas com elevados graus acadêmicos, mas quando o assunto é dinheiro, é como se tivessem chumbado logo na creche.



- Mais dinheiro: sem dúvida que é um espectáculo conseguir fazer mais dinheiro, porém, infelizmente, mais dinheiro não resolve problemas de dinheiro. Eu sei, parece loucura, mas é a mais pura verdade, vejam só grandes estrelas de cinema, músicos, que em tempos ganharam muito dinheiro, mas hoje em dia estão pobres. Vejam os vencedores da lotaria, que em média passados 2 anos estão com os bolsos vazios.


- Melhor emprego: esta solução é praticamente igual a anterior, as pessoas perseguem um emprego que irão ganhar mais dinheiro, mas já vimos que mais dinheiro não é a solução. Simplesmente continuam a cavar o seu buraco pois, quando descobrem que o actual emprego não está a solucionar, procuram um que os pague ainda melhor... porém... não resolve nada. Outros optam por simplesmente exigir sucessivos aumentos salariais... e não preciso nem explicar que isso não os leva a lado nenhum.

- Mais que 1 emprego: os moçambicanos adoram esta opção, ter um emprego fixo, e por fora arranjar mais alguns "jobs", "boladas", porém, lamento ser um desmancha prazeres, mas não é essa a solução. Conheço pessoas que parece que trabalham 24/24 mas não avançam 1 único centímetro no lado financeiro. É como se estivessem a tentar encher um balde furado. O mundo está repleto de pessoas muito trabalhadoras, que trabalham muito duro, por longas horas, durante anos e anos, porém não conseguem resolver os seus problemas de dinheiro.



E suma, parece que a concepção das pessoas, é de, "se arranjar mais dinheiro irei resolver todos meus problemas de dinheiro."
Mais dinheiro pode ajudar sim a pagar todas tuas dívidas, comprar carro, casa, PORÉM... não resolve o teu problema de dinheiro, simplesmente remedia, é uma mera ilusão. A única coisa que resolve problema de dinheiro é... é... seria tão bom se parasse o artigo aqui mesmo e dissesse que o resto ia publicar no final do mês, hehe... voltando ao assunto... é ... é... Educação... Financeira!!! Sim, aquela disciplina que não dão na escola, aquela que nos ensina como lidar com dinheiro, como encarar o dinheiro na nossa vida. Esqueçam todas as soluções que mencionei lá em cima, e foquem simplesmente em educarem-se financeiramente. 

Por mais que percam o emprego, todo o vosso dinheiro, se forem financeiramente competentes, voltarão a ter tudo de novo num curto espaço de tempo. Quem aprende a lidar com dinheiro, descobre que o essencial não é o dinheiro em si, mas sim o seu saber em relação ao dinheiro. Desde que descobri esse pequeno "segredo", vivo mergulhado em educação financeira, sempre a procura de mais um livro, mais um artigo, mais uma palestra.

Se já tentaste algumas das soluções lá em cima e comprovaste que realmente não te estão a ajudar, não custa nada tentar a minha! Este blog está inundado com Educação Financeira, é só darem-se ao tempo de explorar.

2 comentários:

  1. muito obrigado pela aula estou aprender muito sobre o assunto fiz contabilidade e estou a pensar em fazer gestão de empresas as finanças me interessam e muito sou bom de poupar mas gostaria de assistir uma das suas palestras agradecia que um dia desses me convidasse

    ResponderEliminar
  2. De facto muitos profissionais pensam que um emprego que pague melhor poderá ajudar a resolver o problema de dinheiro. Eu era uma delas e aprendi e bastante com a aula, muito obrigado.

    ResponderEliminar