segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Auto-disciplina é a chave da riqueza!!

"Auto-disciplina é a chave da riqueza!!

Quando li esta frase do Napolean Hill, fiquei um bocado perplexo, porque há por aí milhares de princípios sobre riqueza, sucesso, felicidade, porém o NH resumiu tudo em uma única frase. Não tenho bases para ir contra esta afirmação, realmente é muito óbvio, quem tem auto-disciplina consegue alcançar tudo que quiser. 


Mas o que é ao certo esta auto-disciplina? 
Brian Tracy, um expert em "auto-disciplina e performance" definiu como sendo a habilidade de fazer o que tem de ser feito, na hora que tem de ser feito independentemente de ter vontade ou não de o fazer. Melhor definição é impossível. E ele foi mais longe, disse que a diferença entre as pessoas com sucesso e as sem sucesso, é que as pessoas com sucesso, simplesmente fazem aquilo que as pessoas sem sucesso não gostam de fazer. O mais interessante, é que tanto as pessoas com sucesso como as sem sucesso não gostam de fazer as mesmas coisas... mas, as pessoas de sucesso fazem-nas na mesma. Melhor distinção entre bem sucedidos e fracassados, é impossível. 


Esta história da auto-disciplina chamou-me atenção porque, num mundo perfeito, toda gente que passasse pelo meu blog automaticamente seria financeiramente competente, mas não é o que acontece, somente uma pequena parte, eu posso até dizer que somente 10% das pessoas que consomem o meu material de finanças pessoais, é que conseguem realmente mudar as suas vidas. E vocês dizem, "isso quer dizer que o teu material é mau". Podia ser uma hipótese, mas eu não ia muito para aí, a meu ver o que falta nas pessoas é a tal de auto-disciplina. 

Por mais que saibam exactamente o que devem fazer para alcançar o que mais desejam, seja criar poupança, começar a investir, gastar menos do que ganham, as pessoas não conseguem desenvolver a auto-disciplina necessária para seguirem em frente com os seus projectos.

Auto-disciplina é muito difícil de cultivar, porque é algo que vai contra a natureza humana, ou seja, o homem naturalmente procura a forma mais fácil e prazerosa de resolver problemas, porém, essa tal forma fácil, normalmente não é a que traz melhores resultados. É por isso que muita gente inicia projectos, visto que é a parte mais fácil, e logo a seguir os abandona, porque não querem passar pela parte mais trabalhosa, que é passo a passo, com muito trabalho fazer com o projecto ganhe pernas para andar. 


O querer a solução fácil é o que faz com que as pessoas se endividem em vez de guardar dinheiro para comprar algo, fiquem no sofá a ver TV, em vez de irem ao ginásio ou de rever as suas contas. 
Seja qual for o teu grande objectivo, seja em termos de finanças, carreira, saúde, tens que sempre começar pela auto-disciplina, basta a conseguires masterizar, irá levar-te ao grupo dos bem sucedidos.

Por onde começar?
Muito simples, mas não é fácil. É só decidir que vais fazer algo todos os dias. Pode ser desde o fazer exercício físico, guardar dinheiro no mealheiro, ler durante 15 minutos, enfim, qualquer coisa serve. Pode parecer fácil, mas na prática, desenvolver auto-disciplina, é sem dúvidas das coisas mais difíceis que existem, mas também, nada que vale a pena é fácil!! Adicionar uma recompensa para a actividade que queres exercer diariamente, também é uma boa estratégia, por exemplo, só podes ver TV depois de fazeres exercício físico, ou então, só podes mexer no telemóvel depois de leres no mínimo 15mins, enfim, cada um sabe as suas motivações.

Obrigado, até ao próximo episódio

Sem comentários:

Enviar um comentário