terça-feira, 26 de abril de 2016

Como tirar proveito do teu salário!!!

O que aqui irei falar, é algo que revolucionou completamente a minha forma de lidar com dinheiro.
Não posso dizer que sou um azarado no que toca a progressão salarial, afinal até já partilhei aqui um artigo a explicar direitinho como fiz para obter um aumento salarial - O teu próximo salário!


A medida que o salário ia aumentando, eu tinha acesso a mais coisas, mais luxo, só que algo me preocupava seriamente, que era o facto de eu nunca ter dinheiro. Não fazia sentido, e acredito que estás a pensar a mesma coisa. O raciocínio que fazemos é, por exemplo, eu ganho 30.000,00 Mt por mês, mas agora com este aumento passarei a ganhar 50.000,00 Mt, quer dizer que terei 20.000,00 Mt a mais, só que na realidade o que acontece é que mesmo antes de chegar o fim do mês todo dinheiro se foi, e na nossa poupança estamos a zero. Então eu pergunto a ti, afinal quanto dinheiro é que tu ganhas por mês?

Então vejo a necessidade de fazer uma distinção entre dinheiro que RECEBES vs dinheiro que GANHAS.
Dinheiro que RECEBES - é o valor total que é depositado na tua conta mensalmente
Dinheiro que GANHAS - é quanto dinheiro sobra no final do mês

No exemplo lá em cima, a pessoa RECEBE 50.000,00 Mt, mas GANHA 0,00 Mt. - É assim contigo? -
Quando eu percebi isto, tudo mudou, porque eu vi que há anos que RECEBIA e não GANHAVA nada. É simplesmente frustrante saber que dei tantas horas do meu tempo para RECEBER e não GANHAR nada. Dói... e como dói. 

Agora vou explicar-te como podes fazer para GANHAR algum dinheiro todos meses.
É muito simples, só tens que incluir a tua pessoa na lista das tuas despesas. O que quero dizer com isto... tu quando recebes, sem perceberes, estás praticamente a trabalhar para pagar outras pessoas... falo de:
- Pagas ao teu senhorio - Renda da casa
- Pagas a EDM - Energia
- Pagas a FIPAG - Água
- Pagas a Petromoc - Combustível
- Pagas ao Shoprite, Spar, Game, Mercado do Povo, Mercearia da esquina, ao padeiro, etc - Alimentação
- Pagas a Pedreiro - A famosa obra
- Pagas ao Estaleiro - O cimento, areia, bla bla bla... bendita obra que nunca mais acaba
- Pagas ao Mundos, 1908, Sheik, Elvis, etc - Diversão
E muitos mais... tu deves conseguir te lembrar de muitas mais mesmo... ou seja, realmente estás a trabalhar para pagar outras pessoas... e a ti, quem é que paga? E tu com toda a razão dizes... a minha empresa me paga. Pois, tens razão, mas tudo que a tua empresa te paga, tu entregas aos outros... então na verdade, a ti ninguém paga! É por isso que nunca tens dinheiro, ora essa!

Eu sei, já estás a perceber o mesmo que eu percebi... que é, para tu ganhares algum dinheiro, TU mesmo é que tens que te pagar!!!!
Como? Muito simples, faz um compromisso contigo mesmo, que sempre que RECEBERES, uma parte desse valor iras pagar a ti mesmo, ou seja, irás GANHAR. 
Para isto ser ainda mais eficaz e não haver falhas, paga a ti primeiro. Antes da EDM, 1908 e afins, paga a ti primeiro.

Deixa ver se explico isto AINDA melhor... volta atrás no tempo, estás na escola primária, no tempo em que não havia telemóveis, facebook, e lá em casa só podíamos ver a Rua Sésamo. - ah tantas saudades do Egas, Becas... do Gualter... Monstro das bolachas... aquilo é que eram bons tempos -
Se eu nessa altura te oferecesse um pacote de bolachas Maria, que era o que batia na altura, e dissesse para partilhares com os teus amigos... o que tu farias:
A - Entregarias o pacote aos teus amigos e ficarias a espera que sobrasse uma bolacha para ti
B - Em primeiro lugar, tirarias as tuas bolachas e depois entregarias o pacote a eles


Se disseste A, és muito ingénuo... óbvio que optarias pela opção B, porque é a melhor forma de garantires que comes algumas bolachas.
O que tu tens feito com o teu salário, é a opção A... e depois não percebes o porquê de não sobrar nada. Então a única coisa que tens de fazer é, mal recebas o pacote de bolachas, tira algumas para ti, põe de lado, e o resto entrega aos teus amigos... só isso. 
Este processo, repetido, mensalmente, não fazes ideia do impacto que terá na tua vida, porque finalmente começarás a efectivamente GANHAR dinheiro. Só para teres ideia, quando comecei a fazer isto, em menos de 1 ano reuni mais dinheiro do que em toda a minha vida junta.- Eu sei, dito assim parece que acumulei fortunas -

Quanto é que devo tirar para mim?
O mínimo recomendável é 10%, de todo o valor que ganhas. Não sei onde o irás guardar, simplesmente guarda. O que fazer com ele depois, isso cabe a ti. O meu objectivo com este artigo é fazer com que tu comeces a GANHAR dinheiro.

Meu irmão disse uma frase genial... "Temos que parar de tratar o dinheiro como namorada que vem, fica connosco um bocado e depois vai para casa dela... temos que tratar dinheiro como nossa esposa, ter relacionamento muito sério, em que ela fica sempre connosco." A. N.

Obrigado, até o próximo episódio... 

1 comentário:

  1. Muito bom texto. Li algo semelhante no livro Pai Rico, Pai Pobre....

    ResponderEliminar