quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Saiba porquê que comprar é tão bom!

Toda gente adora fazer compras. Todas idades, sexo, raça, nacionalidade.
Mas, qual é a magia por detrás desse acto que por muitas vezes nos leva a ruína?
Porquê que é tão bom, entrar numa loja, escolher um monte de coisas, ir ao caixa e pagar?
Quero apostar contigo em como já pensaste em ter um interruptor em que quando não queres comprar, podias desligar e pronto, problema resolvido, mas infelizmente não funciona assim.


Não vou dar mais voltas... comprar é tão bom porque toca nos nossos sentimentos, nos faz sentir bem, mais concretamente aumenta a nossa autoestima! Sim... aumenta a nossa autoestima.
Ora deixa então explicar. Isto já vêm lá de longe, quando éramos seres primitivos, o homem está desenhado para viver aventuras, por isso que grande partes das pessoas, têm como um dos seus sonhos viajar pelo mundo todo. Porém, hoje em dia, cada vez temos menos e menos oportunidades de viver esse nosso espírito aventureiro, afinal, precisamos sentir a adrenalina, precisamos do desafio, e é aqui que entra fazer compras. 
Comprar algo, implica abdicar dos nossos recursos para ter um bem, pode não parecer mas isto requer muita coragem... e quanto mais caro for o bem, maior a coragem, porque há o risco de estarmos a fazer uma má compra e para ajudar a festa, precisarmos dos recursos que gastamos com a compra do bem, para satisfazer necessidades básicas.
Então sempre que ultrapassamos um "desafio" desses que requer muita coragem, temos um aumento da nossa autoestima, sentimo-nos capazes, mais confiantes. 
Porém, quando compramos um bem, por exemplo de 4.000 Mt, o nosso nível de coragem e autoestima fica "programado" para ter os 4.000 Mt como o ponto mais alto. E quando voltamos as compras, se optarmos por um bem de 4.000 Mt, não haverá grande desafio nem aventura nessa compra, afinal já a fizemos, então procuramos mais desafio e compramos algo de 7.000 Mt. Estão a ver que este ciclo vai sempre se repetindo, o valor da compra aumenta, e leva consigo a nossa autoestima, o que faz com que estejamos mais confiantes, mais corajosos, e elevamos ainda mais o nosso patamar.
Então, quando fores as compras, pensa muito bem, vê se estás simplesmente a procura de uma aventura, autoestima, ou se queres mesmo comprar algo.

Quero fechar este artigo com o seguinte... comprar é emocional, as pessoas quando compram, vão a procura de uma emoção para tapar um vazio nelas, porém como muita gente não sabe o que precisa de comprar, limita-se a comprar tudo que encontrar com espectativa de no meio de tanta coisa descobrir afinal o que tanto procura. O meu conselho é, ganha coragem e autoconfiança para te conheceres a ti mesmo.

Até ao próximo episódio....


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom!
    A compra compulsiva está directamente associada às instabilidades emocionais.
    Obrigada por partilhar este tema de tão extrema importância.
    Dércia Delfina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Fico feliz por ter mais gente que vê o quão é importante saber destes assuntos.

      Eliminar