terça-feira, 27 de outubro de 2015

Status não se compra!!

Sempre que o assunto é dinheiro, salta-nos a cabeça exemplo de pessoas que têm muito e de pessoas que fazem de tudo para parecerem que têm muito. Já devem ter reparado que eu tento sempre fugir a este tema, ou seja, não costumo dedicar muita atenção ao fenômeno da ostentação, que é um dos grandes problemas da nossa juventude aqui em Moçambique. 
O meu intuito é sempre o de ajudar e nunca de apontar o dedo a ninguém, afinal, eu mesmo numa fase da minha vida de forma tímida fiz parte deste grupo de ostentadores.

Então achei por bem partilhar com vocês o que sei sobre... STATUS.
Na internet encontrei esta definição:
"Status significa a posição social de um indivíduo, o lugar que ele ocupa na sociedade, e é um termo oriundo do latim. Status significa posição de péestado,situação ou condição, e é relacionado a um lugar ocupado por uma pessoa na sociedade."

Este é o momento ideal para desligares tudo a tua volta, e vir dar este passeio comigo, porque o que tenho para partilhar contigo vale mesmo a pena o tempo que irás aqui perder.
Na definição de status não se inclui carros de luxo, roupa de marca, casa com 5 andares, joias, colecção daquele sapato de sola vermelha cuja marca não sei pronunciar nem escrever, ou seja, status não é algo físico.
Só que a sociedade como gosta muito de competir e catalogar, precisou de uma forma para poder identificar e de forma clara afirmar que certa pessoa tem ou não status, e isso só se consegue medindo as pessoas pela quantidade e valor de bens que ela possui. Então a lógica é, quem tem mais é de elevado valor, tem status elevado. 
Sendo assim, quem quer ter status, simplesmente deve adquirir estes bens de valor elevado e automaticamente aos olhos da sociedade tem status elevado.

Pois... é aqui onde as coisas complicam-se, pois, o status na sua verdadeira natureza não requer os bens de luxo. Por exemplo... Dalai Lama, Samora Machel, Gandhi, são individualidades que não acumularam grandes riquezas, porém têm status muito elevado e toda gente reconhece isso. 


Meus amigos, o status não é algo que se compra, o status é algo que se atrai pela pessoa que nos tornamos, pelos nossos feitos. 
Nenhum dinheiro no mundo é capaz de comprar status, pois por mais que vivas rodeados de carros de luxo, hotéis de luxo, roupa da mais cara do mundo, a tua personalidade virá ao de cima, e quando vier, iremos ver a tua verdadeira natureza, a de uma pessoa sem status, um impostor, um "wannabe".

Aqui reside a ruína de muita gente, que mentalizou que para atingir um certo status, somente precisa adquirir os bens que as pessoas daquele nível têm. Os bens que as pessoas de status elevado têm, somente são vistos como valiosos porque estão associados a estas pessoas de status, ou seja, as pessoas de status elevado emprestam valor aos seus bens, por isso que os seus bens são cobiçados, e as pessoas assumem que é por causa desses bens que a pessoa em questão tem status, então se adquirirem também terão status.(é melhor reler esta parte, pois até eu mesmo ao escrever tive dificuldades)

Vejam só isto, imaginem se a Beyoncé vai a Loja das Damas e compra um vestido. Vai a uma gala com esse vestido... automaticamente, toda gente irá querer ter um vestido da Loja das Damas porque são vestidos que gente de status elevado usa. Estão a ver como as coisas funcionam. Enquanto que o mesmo vestido, com uma vizinha, são capazes de dizer "Ui que brega, é da loja das damas aquilo" (Nada contra a Loja das Damas, foi só o primeiro nome que me apareceu na cabeça, longa vida para eles).

Então, se o teu objectivo é ser alguém de status elevado, só tens que gastar dinheiro a investir em ti, ou seja, investir na tua educação, no teu desenvolvimento pessoal, isso sim irá tornar-te uma pessoa de elevado valor, e isso por sua vez atrairá mais dinheiro para a tua vida, e isso por sua vez, te dará possibilidades para comprar os tais bens de luxo, mas não o farás para ter status, farás, porque simplesmente te agrada.

Só para terminar, tu só reparas naquilo que não tens, ou seja, se tens um Iphone5, não vais andar obcecado por Iphone5, mas sim irás olhar para um Samsung, Sony, Iphone6. Se és baixo, não andarás obcecado com pessoas baixas, irás olhar mais para as pessoas altas. Logo, se estás muito focado em status, é porque não o tens, porém, se não ligas para isso, é sinal que o tens de sobra.

Até ao próximo episódio...



Sem comentários:

Enviar um comentário