sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Achas que poupar é difícil? Vê esta dica!

Ainda não tive o privilégio de assistir a uma entrevista feita a nossa menina de ouro, Lurdes Mutola, mas posso tentar adivinhar o que ela responderia a seguinte questão:
- Lurdes, quando está a correr, está focada somente na meta?

Ela responderia o seguinte:
- Não. Tenho os olhos postos na meta, mas o meu foco é o próximo passo, pois sei que para chegar a meta o mais rápido possível tenho que maximizar o efeito de cada passo que dou. Tenho que dar o meu máximo em todos os passos pois todos os passos estão interligados, quando um atrasa, atrasa o meu desempenho geral, e faz com eu tenha que esforçar-me ainda mais no próximo passo.

Óbvio que Lurdes sendo leitora assídua do meu blog, na sua próxima aparição pública irá confirmar o que aqui escrevi.


O que eu quero aqui dizer-vos é que quando comecei a guardar dinheiro, fazer orçamento, não me foquei na meta, afinal quando estás a começar do zero e pensas que queres atingir um certo valor, pode parecer impossível, então, dei importância devida a cada passo que dava no dia a dia. Cada gasto desnecessário evitado, cada metical que punha nas poupanças, cada gasto que anotava, estes pequenos passos é que me motivaram a dar os próximos. 

Se olhares para o tamanho da tua dívida, podes ficar desmotivado, porém, não ligues para isso, foca-te no valor que tens de pagar este mês, só isso.
E quando pagares, considera uma vitória, celebra (não é preciso gastar, um simples grito de vitória, ou uma dança só tua, serve).

Do pouco que sei acerca do sucesso, é que devemos apreciar o processo em si, não guardar a satisfação só para quando atingirmos o objectivo principal. Então, esquece quanto deves, esquece quanto ainda falta por poupar para chegares a tua meta, foca-te só no próximo passo. É assim que se ganha ouro!

Não te deixes intimidar pelo tamanho do exército a tua frente, concentra-te apenas no soldado que está a vir na tua direcção.

Obrigado, até ao próximo episódio...

Sem comentários:

Enviar um comentário