quarta-feira, 8 de julho de 2015

Riqueza

Era suposto estar a preparar a matéria para a aula de amanhã, mas este artigo está entalado na minha cabeça e não me deixa pensar em mais nada.

Riqueza mede-se em termos de Património Líquido (PL), ou seja, o somatário de todos teus Activos (A) (tudo aquilo que gera valor, por exemplo, Terrenos, Casa Arrendada, Empresa, Dinheiro, etc), subtraindo todos os Passivos (P) (tudo aquilo que tira valor, por exemplo, dívidas, prestação da casa e carro, impostos, etc), ou seja PL = A - P.
Isto sim é que dita a tua riqueza. 

Se queres começar a acumular riqueza, primeiro tens que apurar o teu PL, que é para saberes onde estás, só depois é que poderás traçar um plano para chegares onde queres chegar. Reparem que um milionário, não é quem tem 1.000.000,00 USD, é quem tem um Património Líquido de 1.000.000,00 USD.

Logo, para aumentar o nosso PL, temos que diminuir os nossos P e aumentar os nossos A. Gosto muito desta história de Finanças Pessoais, porque é muito simples, mas não é fácil, porém, não posso negar que é muito simples mesmo. Ou seja, o segredo para seres verdadeiramente rico, não é ter bens de luxo, mas sim comprar Activos e diminuir os teus Passivos.

Agora lanço o seguinte desafio para ti... Calcula o teu Património Líquido. 

PS - Se for menor que ZERO, quero que fiques a saber que és mais pobre que muitos mendigos que andam por aí, pois, eles ao menos, tem um PL = 0. Mas relaxa, já sabes o que tens de fazer... livra-te dos passivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário