quarta-feira, 22 de julho de 2015

4 dicas para garantir que o teu orçamento funcione

"Orçamento não funciona"
"Não consigo fazer com que dê certo"
"É muito trabalhoso"

São queixas comuns que costumo ouvir quando o tópico é orçamento. É incrível que muita gente, nunca sequer já tentou sentar e fazer um orçamento, simplesmente ouve os pessimistas a falarem e acredita neles. 


Ainda bem que vieste a este blog, eu não sou pessimista, porém também não sou daqueles optimistas chanfrados que tem o carro avariado, no meio da estrada, a noite, a chover, num sítio deserto, e está com um sorriso na cara porque pensa que logo logo ajuda virá!!
Vamos ao que interessa, irei partilhar 4 dicas que poderás usar de forma a garantir que o teu orçamento DESTA vez, funcione.

1 - Tem de ser realista
Óbvio que o teu orçamento tem de ser realista. Há sítios em que podemos tentar aldrabar,  mas quando o assunto é orçamento, não vale a pena... afinal há uma frase que diz, "Mais fácil se apanha uma pessoa que mentiu no seu orçamento do que um ladrão"... não venhas com histórias, é isso que a frase original diz. Não podes estipular valores que sabes que não irás cumprir, porque não te ajuda em nada, só te tira a motivação. É muito irritante e frustrante fazer um plano e não conseguir cumprir. E basta falhares numa  categoria, digamos, alimentação, isso afecta todas as outras. Óbvio que ninguém é perfeito, então, antes de dominares os teus gastos, dá-te alguma margem e vais ajustando com o tempo.

2 - Anotar despesas
É a tua única forma de saberes se estás dentro ou fora do orçamento. Óbvio que com o tempo, irás encontrar outras formas de fazer isto. Não gosto de tornar finanças pessoais algo rígido. Desde que consigas acabar o mês dentro do teu orçamento, serve. Porém numa primeira fase, anota TODAS as despesas. O que nos leva a próxima dica.




3 - Controlo Semanal
Anda lá, não custa nada. Afinal não queres ser rico? Eliminar dívidas? Fazer poupança? Construir uma casa? Viajar? Comprar um carro?
Isso tudo depende do teu empenho na hora de controlar as tuas contas. O teu orçamento irá possibilitar-te atingir os teus objectivos, com muito mais eficiência e em pouco tempo. Não precisas mais de 10 minutos. Só tens de juntar todas as tuas anotações de despesas dos últimos 7 dias, e abater no orçamento, e vês quanto sobra, e então podes fazer correcções.

4 - Guilt Free Money
Tive de recorrer ao inglês, porque gosto da forma que soa. Isto é Dinheiro sem remorsos. Ou seja, é aquele dinheiro que irás reservar para gastares no que quiseres, para te divertires, curtires a vida, comprar aquele jogo de Playstation, aqueles sapatos com a sola vermelha cujo nome não sei pronunciar, enfim. Adiciona esta categoria ao teu orçamento, como forma de te motivar a fazer e a cumprir o orçamento, é uma espécie de recompensa pelo teu empenho.
Desde que não exageres nesta categoria... uns 10% a 15% do teu rendimento, já é algo aceitável.

Fazes isto e irás ver melhorias no teu orçamento. Seja paciente... as coisas irão sim melhorar. Milhões pelo mundo fora usam estas técnicas e tem resultado.

Até ao próximo episódio


Sem comentários:

Enviar um comentário