quarta-feira, 17 de junho de 2015

És "cacata"?

O artigo não é sobre isto, mas irei partilhar o meu pequeno segredo no que toca a concepção dos artigos. Grande parte dos meus artigos só me aparecem quando estou longe de uma caneta e de um papel, então, simplesmente ligo o gravador de voz do telemóvel, e falo sobre o artigo. Depois com calma, volto a ouvir, e consigo facilmente escreve-lo. Fica a dica.

As vezes sou rotulado de "Cacata". Estou muito agradecido por este rótulo! Não imaginam a felicidade que isto me traz, isto porque é sinal que não sou gastador compulsivo. É sinal de que não sou normal, e isso é muito bom, porque o normal hoje em dia, significa viver de salário em salário, andar falido, endividado e gastar a toa sem olhar para o futuro.



Porém quero aqui apontar uma diferença entre Cacata e Financeiramente Competente (FC).
"Cacata" como é vulgarmente chamado, é o que na verdade é uma pessoa muito frugalista e minimalista. É o extremo do poupador, é uma pessoa que simplesmente poupa, e o seu grande objectivo é não gastar dinheiro. Não tenho nada contra este estilo de vida, porém, não faz o meu género viver privado das coisas boas que o dinheiro nos pode proporcionar, em prol de acumular dinheiro, com o simples objectivo de não gastar... não faz sentido. O oposto deste "cacata" é o consumista, onde o seu prazer está simplesmente em gastar.



O que eu prego, está no meio destes dois, é o FC. O que não pauta por nenhum destes extremos. Um FC, normalmente confunde-se com um cacata porque este quando dá de caras com um produto que para ele não tem valor, simplesmente não gasta dinheiro, contrastando com o "normal" que é comprar sem ponderar acerca do valor do bem. Vejam este exemplo, há umas sapatilhas, acho que a marca é Jordan, que parece que estão muito na moda, porém, para mim, não tem valor nenhum.

Atenção, nada contra a marca, simplesmente é algo que não me diz nada, logo, nem pelo preço de 50 Mt ia ponderar comprar. Eu dirijo o meu dinheiro para onde me irá ajudar a atingir os meus objectivos, e quando vejo que o bem não me irá ajudar em nada, simplesmente não compro, mas faço-o para poder canalizar o dinheiro para onde me importa, e não para simplesmente guarda-lo e vê-lo a apanhar pó. No mesmo exemplo das sapatilhas, se por acaso visse valor nelas, sem dúvida que não hesitaria em pagar o preço.

Se os teus amigos dizem que és "cacata", estás no bom caminho, é sinal que és uma pessoa disciplinada, e que consegues adiar o prazer. Só tens que ter cuidado para não te apegares ao dinheiro, e fazeres de tudo para não gastar porque queres guardar, para nada.

Como saber se és "cacata"?
- Tens dinheiro guardado mas não sabes para quê.
- Quando sais para comer com amigos, fazes registo mental de tudo que cada um consumiu.
- Tudo para ti é caro.
- Esperas que o mal-estar passe, para evitares pagar para uma consulta. (pronto, aqui nesta confesso)
- Fazes de tudo para ter coisas de borla.
- Baseias as tuas compras no preço não no valor do bem.
- Para ti, investir é muito arriscado, preferes guardar o dinheiro a espera de um milagre.
- O teu lema é "Se eu não comprar nada o desconto é maior!"


Até ao próximo episódio

Sem comentários:

Enviar um comentário