terça-feira, 14 de abril de 2015

A meu ver existem 3 classes!!

É impressionante que antigamente a minha vida girava em volta do que eu queria comprar, ou seja, a minha motivação era o consumo. Gastava mais energia a pensar no que vou comprar em vez de focar-me em ganhar mais dinheiro.
Sim eu sei, a sociedade não olha com bons olhos quem assume que quer ganhar dinheiro. O mais incrível é que grande parte da sociedade o quer, mas isso não é da minha conta.




A Classe Baixa, foca-se quase exclusivamente no consumo, independentemente do seu nível de rendimento. Todo o dinheiro que ganha é para gastar, e quando este não chega, pedem emprestado, e quando um empréstimo não é suficiente, pedem mais um, e mais um. Eu também pensava assim, antes mesmo de o dinheiro chegar, já tinha onde o gastar, as vezes até já o tinha gasto. Não é falta de inteligencia, simplesmente não sabia como é que o jogo funcionava.

A Classe Média, que é onde grande parte das pessoas encontra-se, preocupa-se em aumentar os seus rendimentos, só que não presta atenção nas suas despesas. Para eles, o problema é o rendimento que é pouco, em minuto nenhum passa-lhes pela cabeça que as despesas é que estão a consumir todo o rendimento. Um dos grandes males desta classe é terem custos fixos elevados, o que os torna escravos do seu emprego e das dívidas. Criam um monstro e depois tem de alimenta-lo. No filme Fight Club, a personagem Tyler Durden resume este comportamento numa frase "The things you own end up owning you." ("As coisas que você possui acabam possuindo você.")

A Classe Alta, a classe de luxo, a classe dos vencedores no jogo do dinheiro, tem um pensamento oposto ao da Classe Baixa, ou seja, preocupam-se em fazer dinheiro, e depois fazer com que esse dinheiro por si só faça mais dinheiro, para poderem gasta-lo. Deixem-me dize-lo de outra forma, focam-se em aumentar os seus rendimentos, para poder investi-los em bens/negócios que irão gerar mais dinheiro, e com este dinheiro poderem comprar os seus brinquedos, e também investir em mais bens/negócios. Para tirar melhor partido do seu dinheiro, esta classe, controla as suas despesas para que estas nunca ameacem os rendimentos. Estão a ver o ciclo vicioso que se torna, por isso que os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres.

Como podem ver, nesta coisa de dinheiro, ganha quem foca-se primeiro no criar riqueza e depois gasta-la, e não ao contrário.
E agora perguntas, "Quem me pode ajudar a sair da Classe Baixa/Média, para a Classe Alta?"
E eu respondo... "A sério que me estás a perguntar isso? A mim? Consultor de Finanças Pessoais?"

Até o próximo episódio!!

1 comentário: