quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A grande desculpa!!

Depois de lerem o meu blog, aturarem as coisas absolutamente estranhas que digo, não sei porquê, mas as pessoas querem saber mais e mais acerca de finanças pessoais. Então aproximam-se e querem mais algumas dicas, e bom menino como sou, dou de coração. Só que o engraçado é que algum tempo depois, cruzo-me com as tais pessoas, e quando pergunto se algo mudou, grande parte delas responde-me assim “Epah, tenho os conhecimentos, só que agora ainda não estou a ganhar muito, mas assim que acertar um bom job, irei pôr tudo em prática.”




Desculpas, desculpas e desculpas. E esta é a maior delas todas.



Vamos lá  voltar um pouco no tempo. Lembram-se que nos primeiros posts eu dizia “finanças pessoais é 80% comportamento e 20% conhecimento”? Pois bem, nada mudou. Ser financeiramente competente (FC), não tem nada a ver com a quantidade de dinheiro que tens, é uma simples questão de ter os hábitos certos. Bons hábitos trazem sucesso e riqueza, maus hábitos trazem falhanço e pobreza (sim eu disse pobreza). Vejam só o pessoal que ganha na lotaria, tanto dinheiro, mas acaba num instante.

O segredo de ser FC está na tua capacidade de aprender e manter novos BONS hábitos. Poupar é um bom hábito, investir também... ah e doar. 
Ninguém fica um bom poupador da noite para o dia. 
Quando comecei a poupar, as vezes tinha ataque de pânico quando via o saldo da minha conta. Não estava habituado a ter dinheiro e não poder usar, porém com o tempo, fui ganhando esse hábito. (Por favor senhores raptores, ainda não tenho assim tanto, tirem-me da vossa lista)

Vamos para um cantinho ter uma conversa privada. Pensa comigo, só estamos eu e tu, diz-me uma coisa, se agora que não tens muito dinheiro na conta, não consegues olhar para ele e não gastar, como é que irás agir no dia que tiveres muito dinheiro? Do nada o super poupador que há em ti, irá brotar das profundezas do teu ser e dizer “Queridas cheguei!?”? Pois, deve ser, deve!! Esquece isso. Esquece o dinheiro. Sim eu disse “esquece o dinheiro”. Numa primeira fase, foca-te em aprender novos hábitos. Improvisa um mealheiro e poupa 10 Mt por dia. Aprende a ver o teu dinheiro a crescer, e não mexeres nele. Aprende a investir o teu dinheiro. Abre uma banca de Yoguetas. Não importa se vais ganhar dinheiro ou não, o que estamos aqui a fazer é aprender novos hábitos. 

Estas pequenas coisas se forem feitas, com consistência, irão enraizar-se em ti, e não vai fazer diferença para ti na hora de em vez de 10 Mt, teres de guardar 20.000 Mt, afinal é o hábito. O mesmo deve acontecer com doar, sim eu disse doar. Se não ganhas o hábito de dar pelo menos 1% do que tu ganhas, com que cara irás ficar o dia que eu te disser que os Gurus recomendam doar 10% de tudo que ganhas? Mais isso é papo para outro episódio.

Chega de arranjas desculpas, e comecem a adoptar bons hábitos, com pouco dinheiro, e vão aumentando os valores.


Até ao próximo episódio...

Sem comentários:

Enviar um comentário