quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O teu próximo salário!

Estavam a pensar que finanças pessoais é só afinar no orçamento, parar de comprar produtos de marca, diminuir nas saídas. Pois bem, realmente isso faz parte, porém, recomendo fazer esse tipo de mudanças para quem está no início, que é para aprender a dominar as suas contas, e ganhar alguma estabilidade financeira para o próximo passo, que é, aumentar o rendimento.


Não irei dar 1001 ideias de negócios para aumentarem o rendimento, isso cabe a cada um descobrir o que quer fazer. Porém se a ideia é abrir um negócio, só tenho uma dica a dar, Vendas – Custos = Lucro, para o lucro ser maior que zero, as Vendas tem de ser maiores que os Custos. É básico sim, mas as vezes tenho a sensação de que muita gente não sabe disto.

Agora irei virar para grande parte das pessoas que não tem negócio próprio, ou seja, trabalham para alguém.
Em primeiro lugar, deves a partir de hoje começar a pensar em arranjar uma forma (legal) de ganhar dinheiro para além do teu salário, pois é muito difícil acumular grandes riquezas somente via salário, e leva muito tempo para conseguires aquele cargo com salário milionário.

Em segundo lugar, podes e deves aumentar o teu salário. Nesta parte 80% das pessoas começam a atirar tomates pra minha pessoa. Porém é a mais pura verdade, não sei onde trabalhas, o que fazes, quanto ganhas, mas digo-te, há sempre uma forma de aumentares o teu salário.

Só uma pequena pergunta, “Alguém no teu local de trabalho já recebeu algum aumento?
Se a resposta for “Sim”, então tu também podes.
Se a resposta for “Não”, óptimo, tu serás o primeiro.

Sempre que quero algo na minha vida, sou muito nerd como devem perceber, então faço o meu TPC. Quando decidi que queria um aumento de salário, eis o que fiz:

Primeiro, olhei a minha volta, e tentei perceber, o que é que eu podia fazer melhor, o que é que eu podia fazer para que “forçasse” a gerência a olhar para mim de forma diferente!? Estando numa área que lido também com clientes, decidi que devia aprender a vender. Sim, muita gente “pensa” que sabe vender, mas nunca se deu ao trabalho de pesquisar acerca do tema, pois bem, tal como disse, sou nerd, meti minha cara nos livros, ai como eu aprendi, vocês ficariam maravilhados com a quantidade de técnicas e truques que existem para vender, algumas até parecem “batota”.

Durante a aprendizagem das vendas, descobri que devia aprender a comunicar efectivamente para poder usar as técnicas de venda, sem que as pessoas notassem que estavam a ser ‘conduzidas”, lá tive eu que estudar acerca de comunicação, e ao estudar isto descobri que existe comunicação verbal e não verbal... ui toca a estudar.

O mais engraçado, é que isto pode parecer muito trabalho, muita coisa, mas eu divertia-me imenso a aprender isto e depois pôr em prática e ver os resultados a melhorarem, vale mesmo a pena. E estas técnicas e truques, não usava só no trabalho, praticava em todo lado, com toda a gente, e notava mesmo uma grande diferença no feedback.

Já tinha melhorado significativamente os meus resultados, a minha relação com os clientes, estava na hora de marcar a reunião. Mais uma vez, parei e pensei... o que é que vou dizer na reunião!?
De volta para a “escola”, virei um estudante de técnicas de negociação. Li inúmeros artigos acerca de “pedido de aumento de salário”, até aprendi que não se pode “pedir” aumento, mas sim “negociar”, é a palavra certa, afinal ninguém está a fazer favor a ninguém.

Agora imaginem, tinha resultados comprovados do meu aumento de produtividade, aprendi a vender e a comunicar melhor, sabia como negociar, já tinha lido milhares de dicas acerca da negociação de salário... a minha pergunta é, tive ou não o aumento!?

Não digo que devem fazer tudo que eu fiz, porém, do nada decidirem que querem um aumento, andarem a chorar pelos cantos, depois ganham coragem para marcar reunião com o Boss, e quando entram na sala de reuniões, não tem nenhum plano, nada estudado, simplesmente queixarem-se de que “merecem” ganhar mais, a meu ver, perdeste uma grande oportunidade para estar calado. Queres aumentar teu rendimento, é muito simples, melhora a tua produtividade, e vai para a sala de reuniões com o TPC todo bem feito. Porém, se não estás disposto a passar por isto tudo, então esquece, teu salário é e será sempre o mesmo.

Já agora, quando vais negociar o teu aumento, pelo amor da santa, esquece o politicamente correcto, esquece o que os teus colegas ganham, o que a maioria das pessoas no teu cargo ganha, diz o número que realmente queres, e luta por ele, não aceites sair daquela sala de mãos abanadas (nem que tenhas de roubar uma caneta ao boss), se não te der o aumento, então tenta outra coisa, sei lá, uma regalia, qualquer coisa, e tenta marcar a próxima reunião para voltarem a falar acerca do teu salário.

Quanto a pergunta lá em cima, sim tive o aumento, exactamente o número que eu queria, e melhor de tudo, aprendi a vender, comunicar efectivamente e negociar. Nada mau hein.


Até ao próximo episódio...

1 comentário:

  1. Excelente Artigo!!

    A isto chama-se: Puxar a zona de conforto!!

    Obrg pela Partilha

    ResponderEliminar