terça-feira, 21 de outubro de 2014

As 5 pessoas que arruínam as tuas finanças!!

Hoje em dia, quando as pessoas descobrem que sou um geek de Finanças Pessoais, normalmente perguntam se sou rico, de seguida pedem dicas de como ficarem ricas.
Pois bem, não irei dar dicas de como ficarem ricos, porque isso é fácil demais. Irei dar-vos uma lista de 5 pessoas de quem vocês tem de estar muito atentos, senão vos irão levar a falência. 



Pais
Ah pois é, grande parte do que sabes acerca de dinheiro, aprendeste com os teus pais. Eles podem nunca ter sentado contigo para falar sobre dinheiro, mas tu ao longo dos anos, foste vendo o relacionamento deles com dinheiro, e na tua cabeça é o mais acertado. Atenção, pode-se dar o caso de teres pais financeiramente competentes, o que é muito bom, porém, se este não for o teu caso, está na hora de pôr na mesa tudo que aprendeste com eles acerca de dinheiro, comparar com tudo que leste neste blog, e avaliar se é boa coisa.

Teu primo falido, “expert” em Finanças Pessoais
Aquele que nunca tem dinheiro, está sempre a pedir-te emprestado, convida-te sempre para participares num negócio que irá dar dinheiro fácil, e ele tem todas as respostas quando o assunto é dinheiro. Todos temos um destes na nossa família. Pois bem, já deves saber que não é suposto emprestares dinheiro a ninguém. Dinheiro fácil, é quase de certeza, algo muito suspeito, e se ele tem todas as respostas no que toca a dinheiro, porque raio ele nunca tem dinheiro?

Teu vizinho “milionário”
Ui, muito cuidado com este. A única coisa que vês do teu vizinho, é o quanto ele gasta, mas nunca o quanto ele tem. Então nunca tentes competir com ele, tu não sabes se para ter aquele grande carro ele teve de pedir empréstimo. Não sabes se aquela TV já está totalmente paga. Não vás na onda dele , deixa-o gastar como quiser, tu irás seguir a tua vida, de acordo com o teu bolso. Estás autorizado a espreitar para te inspirares um bocado. (Falsa imagem financeira, traz problemas financeiros verdadeiros!!)

Teu amigo ou amiga
Há sempre um nosso amigo que quando o assunto é gastar, parece que tem saldo ilimitado na conta. Pois bem, se calhar até tem saldo ilimitado, mas tu não. Esta é mais para as mulheres. Se tem uma amiga que o guarda-roupas dela faz inveja a muitas lojas de roupa, deixem-na em paz, é a realidade dela, não ousem em tentar acompanhar. Óbvio que podes ter alta colecção de roupa, meu conselho é, faz um orçamento (não sabes, pede ajuda, eu ensino-te), assim consegues gastar no que gostas, sem pôr em causa o resto.

Os homens da publicidade (nada contra eles)
Fujam destes a 7 pés. Hoje em dia há canais de TV que só tem piada por causa das publicidades que lá passam. Quanto mais vezes os teus olhos estiverem expostos a certos produtos, independentemente de os precisares ou não, há grande probabilidade de os comprares. Mas tu dizes “Essas cenas de publicidade não resultam comigo!”, e eu respondo, se publicidade não resulta, porquê que as empresas continuam a investir milhares de milhões nelas? Fascinante não é!!
Publicidade é tão boa, mas tão boa, que numa publicidade de um banco, põem pessoas felizes a pedirem empréstimo bancário. Ora, eu já pedi um, e estava tudo menos feliz.

Ah Domingos, como faço para me acautelar destes todos? Simples:
-         - Estabelece objectivos financeiros claros, concretos e realistas (A única coisa que precisas saber!)
-         - Procura ajuda (Certifica-te que a pessoa domina o que está a falar. Entra em contacto comigo e vê que programa melhor serve para ti.)
-         - Filtra todo tipo de informação financeira que receberes.

-         - Foca-te em construir uma personalidade sólida

Até ao próximo episódio...


Faz like na página do Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário