quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Como contrair empréstimo sem perder paz financeira!!

Se estás a pensar em contrair um empréstimo bancário, óbvio que chegaste a conclusão que realmente tem de ser e não é por nenhum capricho, faz o seguinte:

Primeiro faz um estudo de mercado, para saberes que banco irá fornecer-te as menores taxas de juro, e menores encargos.

Não fiques somente focado no valor que vais pedir, não percas de vista os pequenos encargos que os bancos cobram. Na hora não vão parecer nada, pois estás focado num valor muito elevado, então as “migalhas” que o banco irá cobrar, irão parecer migalhas, mas não são, todo dinheiro conta.

Pede desconto, sempre. Se não dão desconto, pede algo similar. Se não pedires nada, terás... nada. 

Pede quantas simulações achares necessárias. Procura tentar cobrir todos os cenários que apareçam na tua cabeça.

Depois de feito isto tudo, agora vem o ponto em que quero focar, NÃO TOMES NENHUMA DECISÃO.
Isso mesmo, pega na simulação que mais te agrada, e faz um “test drive”.
Ou seja, ao comprometeres parte do teu rendimento mensalmente, não tens noção real do impacto que terá, logo, não sabes na realidade o que é que significa viver sem aquela porção do teu salário, e nem sabes se és capaz de gerir a tua vida nessas condições.

Então faz um test drive, faz de conta que já contraíste o empréstimo, e durante 4 a 6 meses, tira o valor que supostamente terias de tirar para dar ao banco e põe de lado. Vive assim durante os 4 a 6 meses, e aí terás a certeza de que o valor é sustentável, ou então, se queres aumentar ou diminuir o valor das prestações.

Isto é óptimo porque, quando vais contrair o empréstimo, já tens a certeza de que irás conseguir suportar as prestações sem nenhum problema, e acima de tudo, já não precisarás do mesmo valor, pois já tens 4 ou 6 meses de valor poupado. Tem mais, estes 4 ou 6 meses que terás poupado, podes guardar para se por acaso, tiveres alguma adversidade e não conseguires pagar uma prestação, ficas a saber que tens 6 meses de prestações garantidas.

Este método do "test drive" também funciona para quem está a pensar em arrendar uma casa. Antes de entrares em tal aventura, procura informar-te das rendas que o mercado cobra, e simula viver 6 meses a pagar renda, e verás, qual é a renda ideal para ti.


Até ao próximo episódio...

1 comentário:

  1. A maior parte das pessoas considera os bancos como um medico... o que dizem eh religiao. Exactamente como diz o autor, eh necessario negociar ate ao osso, pois bancos, sao como outro negocio qualquer, e estao la para ter lucro, se puderem maximizar melhor pois ninguem, ou quase ninguem discute com eles! Assim, comparem, discutam, negoceiem, e voltem atras outra vez...para negociar ainda mais as condicoes

    ResponderEliminar