terça-feira, 12 de agosto de 2014

O porquê de o teu Orçamento não funcionar.

Sempre que as pessoas queixam-se das suas finanças, eu faço a seguinte pergunta “Fazes orçamento?”. É incrível, grande parte das vezes, ao contrário do que eu esperava, recebo uma resposta positiva. Afinal grande parte das pessoas faz orçamento, o que é um óptimo começo, só que as coisas entortam porque todos dizem que não conseguem ficar dentro do orçado, ou seja, o orçamento não funciona.


Antigamente, tinha o meu orçamento, muito bonito e organizado, no Excel, e fazia as contas todas automaticamente, era uma máquina, só que só funcionava no papel, pois na prática, não tinha nada a ver, era sem dúvidas frustrante.

É por isso que muita gente faz orçamento por dois, três meses, e depois desiste, afinal é perca de tempo fazer um plano e depois na prática as coisas acontecerem de forma totalmente diferente.
O teu orçamento não funciona por um simples facto, não fizeste o teu TPC.
Pois é, já leste algum artigo acerca de como elaborar um orçamento?
Já procuraste saber quais são as regras e técnicas necessárias para fazer um orçamento funcionar?
O que é tu sabes ao certo, acerca de um orçamento?
Tal como disse, TPC.

Imagina que foste curtir como deve ser, e acordaste no meio da floresta do Amazonas, só com um mapa na mão. E nesse mapa, tem um trilho bem traçado, que dá direcções de como chegares a cidade vizinha. A medida que fores andando, irás sempre olhar para o mapa, para saberes se estás dentro do curso. Irás fazer isto tantas vezes quantas forem necessárias para garantires que consegues sair dali, e se realmente o fizeres, irás sair na boa.
Agora imagina o mesmo cenário, porém tu não olhas para o mapa a medida que vais andando. Achas que irás conseguir sair de lá?

É o mesmo que acontece com o orçamento, só o fazes no início do mês, e depois nunca mais voltas a olhar para ele, óbvio que não tens como saber se estás ou não dentro do caminho certo. Uma vez por semana, durante 15 minutos, é mais que suficiente para analisares o caminho que estás a percorrer versus o que traçaste no orçamento, e fazer os ajustes e correcções necessárias.

O que me traz ao Cafinanças 2.
Para quem não sabe, Cafinanças, é uma mistura de Café com Finanças, ou seja, num ambiente totalmente informal e relaxado, conversamos sobre finanças, e desta vez, irei partilhar as técnicas que uso para fazer o meu orçamento e fazer com que ele funcione, somente dedicando 15 minutos por semana (eu sei, é muito tempo, às vezes sobra-me tempo).
Será no dia 19 de Agosto, às 18h34min, na Cidade de Maputo. O local é secreto, só os inscritos saberão.
Se estiveres interessado(a), contacta-me.


Atenção, as inscrições são limitadas e acabam no dia 15 de Agosto às 23h39min.

Sem comentários:

Enviar um comentário